IMPORTÂNCIA DOS ACESSÓRIOS REFLETIVOS

Mas afinal o que significa “Acessórios Refletivos”?

Segundo a Bruna Cruz, Gestora de Ambiente e Segurança, na empresa DDN – Gestão de Projetos, SA, entende-se por peças de roupa que seja altamente refletoras ou que tenham uma cor facilmente distinguível dos diferentes fundos. Uma medida de segurança, aparentemente, pequena e fácil mas que, no entanto, nem todas as organizações asseguram estes EPIs.

Como podemos presumir, o principal objetivo deste EPI é facilitar a identificação do colaborador. Mas pedimos à Bruna um exemplo prático da sua utilização como uma mais-valia: 

“Quando estabelecemos as Equipas de Emergência Interna numa organização, formamos a Equipa de Evacuação, a de Combate, a de Incêndios e a de Primeiros Socorros e garantimos que cada equipa está associada a uma cor. O Porquê? É simples: atribuir uma cor a cada Equipa apela a um menor esforço de memória, ou seja, não está implícito decorar a função de cada elemento para identificar cada uma das Equipas.”

Mas questionámos a Bruna quando era necessário utilizar e, mais exemplos práticos, que nos auxiliassem a compreender a situação. 

“É obrigatório quando não se verificam as condições de visibilidade – seja de dia ou de noite. A Norma EN ISO20471 específica as características necessárias para sinalizar visualmente a presença de um colaborador em diferentes situações. 

Situação 1: O colaborador localiza-se num corredor logístico, onde o trânsito é lento e de baixo risco. Deverá optar pela utilização de um colete refletor, com o objetivo de tornar o colaborador visível e distinguível para quem conduz comboios logísticos e/ou empilhadores. 

Situação 2: O colaborador localiza-se na via pública a realizar limpezas. Nesta situação, estes acessórios refletores devem ser de alta visibilidade, sendo utilizados a pensar nas condições climáticas potencialmente adversas e há exposição ao tráfego de veículos ou máquinas de uma forma mais agravada. A utilização de um acessório refletor nível 2 é recomendada. 

Situação 3: Estamos perante uma zona de trânsito intenso e de alto risco. Uma vez que estamos perante situações de alto risco para os colaboradores, devem ser utilizados acessórios refletores de nível 3 (nível de maior visibilidade). Com alto tráfego, podemo-nos referir a colaboradores que desempenham a manutenção das auto-estradas, emergências médicas, polícia, entre outros.

No caso de dúvida, é aconselhável utilizar o nível de visibilidade mais alto, como forma de prevenção da segurança.”

R-PROTECTION assegura a segurança dos seus colaboradores com EPIs com a marcação CE. Marcas como SHOWA Group;  Würth Portugal e  Delta Plus são utilizadas diariamente pelos nossos colaboradores, uma vez que são reconhecidas no mercado por satisfazer a conformidade das normas europeias. Realçamos que o facto das empresas oferecerem vestuário com merchandising da própria empresa é um fator motivador, que auxilia o espírito de equipa e de pertença. 

Mesmo sendo um acessório essencial para a prevenção de acidentes, muitas empresas ainda negligenciam o uso deste tipo de acessórios, uma das razões pela qual continuamos a assistir a acidentes de trabalho que poderiam ser prevenidos.

É imperativo difundir a informação e torná-la transparente para todos. Agradecemos à  Bruna Cruz por promover o sentimento de segurança e juntos continuarmos a criar zonas seguras.

Outros artigos

Insights para um projeto seguro!

O que será que estamos a planear?

2023 foi o palco iluminado pelas metas alcançadas onde cada ação nos levou a uma nova conquista. Agora, chegamos ao ponto de viragem, o ano de 2024. Bem-vindo à jornada da R-PROTECTION! A R-PROTECTION emerge como visionária e determinada a alcançar os objetivos a que se compromete este ano. Mas o que faz esta história ser tão entusiasmante? Descubra […]

Ler artigo from O que será que estamos a planear?

Vamos Desvendar a Segurança e Saúde no Trabalho

A R-PROTECTION,  já falou diversas vezes de Segurança e Saúde no trabalho. E Chegou a hora de aprofundar e desvendar a sua essência! Defendemos que a Segurança e Saúde no Trabalho não é apenas uma obrigação legal, mas sim um pilar estratégico para o sucesso empresarial. Mencionamos aqui 5 motivos: A segurança no trabalho está […]

Ler artigo from Vamos Desvendar a Segurança e Saúde no Trabalho

A grande revelação para 2024 é…

No mundo empresarial, cada ação leva a uma conquista.  Iniciámos o ano de 2023 com 15 clientes e em dezembro conquistámos o septuagésimo primeiro. Cada cliente torna-se um marco na nossa conquista de assegurar que todos os profissionais industriais têm acesso e conhecimento das soluções de segurança disponíveis no mercado. A R-PROTECTION expandiu os seus horizontes […]

Ler artigo from A grande revelação para 2024 é…

5 Sinais que o seu Local de Trabalho precisa de mais Segurança

Na R-PROTECTION, estamos atentos a esses sinais e prontos para fortalecer a segurança na sua empresa. […]

Ler artigo from 5 Sinais que o seu Local de Trabalho precisa de mais Segurança

R-PROTECTION: INDÚSTRIA 4.0

Compromisso com a segurança + Líder na Inovação = R-PROTECTION.  Mas há dúvidas? Com a evolução industrial e o compromisso com a segurança no local de trabalho, a R-PROTECTION destacou-se no mercado ao criar soluções avançadas para a indústria moderna, tornando-nos Líder na Inovação de Barreiras de Segurança. Inspirados pela visão da Indústria 4.0, criámos e aplicámos […]

Ler artigo from R-PROTECTION: INDÚSTRIA 4.0

como desenvolvemos
PROJETOS SEGUROS

1

Visitamos a
Empresa.

Quando se trata de garantir a segurança da sua empresa, o primeiro passo é visitar o local. Para ajudar a identificar as vulnerabilidades, a R-PROTECTION está apta para analisar minuciosamente todos os aspetos de segurança das suas instalações.

2

Projeto
Seguro.

A R-PROTECTION prioriza a segurança e proteção dentro das empresas como da sua se tratasse. Por isso, o segundo passo é a elaboração de um projeto seguro que se adequa às necessidades de cada empresa. Realizamos uma análise de riscos e identificamos os pontos que necessitam de proteção.

3

Produzimos e Instalamos.

Estamos comprometidos em proporcionar a melhor segurança possível para nossos clientes. Por isso, o terceiro passo na nossa abordagem é a produção e instalação das barreiras de segurança. Contamos com profissionais altamente qualificados que instalam as barreiras de forma rápida, segura e eficaz.

newsletters
INOVAMOS NA SEGURANÇA