MENU

DESAFIOS DE UM TÉCNICO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

Maio 24, 2023

A cada 15 segundos, sabe quantas pessoas, ao redor do mundo, sofrem acidentes de trabalho? Procurámos saber e descobrimos a resposta. 

Técnico de Segurança no Trabalho é um profissional qualificado, com o principal objetivo de fiscalizar as instalações e evitar danos físicos e psicológicos de cada colaborador. É fulcral que todos dentro da empresa conheçam o seu papel fundamental. Eis as responsabilidades atribuídas a este profissional: 

  • Analisar os métodos de trabalho e identificar fatores de segurança propensos a causar acidentes de trabalho;
  • Avaliar as condições de trabalho e transmitir o seu parecer técnico, com base no planeamento seguro das atividades laborais para o colaborador desempenhar corretamente as suas funções;
  • Transmitir procedimentos mais seguros e avaliar os resultados alcançados;
  • Consciencializar tudo e todos para hábitos e comportamentos seguros através do respeito pelas barreiras de segurança e marcações de pavimento;
  • Realizar programas de prevenção de acidentes de trabalho, possíveis doenças relacionadas com as atividades laborais e transmitir esse conhecimento para cada colaborador;
  • Promover debates, palestras e formações sobre as normas de segurança e higiene do trabalho;
  • Promover atividades laborais favoráveis ao meio ambiente, a partir do tratamento dos resíduos industriais.

É desta forma que o Técnico de Segurança tem um papel fundamental para as empresas, contribuindo para proteger os colaboradores durante as suas funções. Sem a sua existência, o número de indemnizações e acidentes de trabalho seria maior e os colaboradores não estariam tão focados. 

Por último, a resposta são 153 pessoas. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 15 segundos, 153 pessoas sofrem acidentes de trabalho no ambiente laboral.

Siga-nos no nosso LinkedIn e mantenha-se atualizado.

Picture of r-protection

r-protection

Facebook
Twitter
LinkedIn

OUTROS ARTIGOS

Insights para um projeto seguro!

Proteção, Segurança e Organização

Portugal registava mais de 300 000 acidentes laborais por ano e centenas de mortes. A 15 de maio desse ano, o Jornal público anunciava o veredicto da Inspeção-Geral do Trabalho: Culpado.

Ler Artigo

COMO DESENVOLVEMOS

PROJETOS SEGUROS

1

Visitamos a Empresa.

Quando se trata de garantir a segurança da sua empresa, o primeiro passo é visitar o local. Para ajudar a identificar as vulnerabilidades, a R-PROTECTION está apta para analisar minuciosamente todos os aspetos de segurança das suas instalações.

2

Projeto
Seguro.

A R-PROTECTION prioriza a segurança e proteção dentro das empresas como da sua se tratasse. Por isso, o segundo passo é a elaboração de um projeto seguro que se adequa às necessidades de cada empresa. Realizamos uma análise de riscos e identificamos os pontos que necessitam de proteção.

3

Produzimos e
Instalamos.

Estamos comprometidos em proporcionar a melhor segurança possível para nossos clientes. Por isso, o terceiro passo na nossa abordagem é a produção e instalação das barreiras de segurança. Contamos com profissionais altamente qualificados que instalam as barreiras de forma rápida, segura e eficaz.

NEWSLETTERS

INOVAMOS NA SEGURANÇA

OS NOSSOS PRODUTOS

SEGURANÇA E PROTEÇÃO EM PRIMEIRO

LINHA R-NET

SEGURANÇA EM REDE!

LINHA LOWPRO

UP TO THE CHALLENGE.

LINHA R-LINE

WORK SMART FROM THE START.

LINHA PIN

DETAILS MATTER.

DOWNLOAD CATÁLOGO

Preencha os campos abaixo e receba o nosso catálogo.

VAMOS FALAR DE SEGURANÇA?