3 ACIDENTES DE TRABALHO MAIS COMUNS

Já se questionou sobre o que é mais perigoso: ser mordido por uma cobra venenosa ou sofrer um acidente de trabalho? 

Embora pareça que ser mordido por uma cobra é mais arriscado, a verdade é que o número de acidentes de trabalho é muito maior do que o número de incidentes que envolvem cobras venenosas. 

Com base na notícia divulgada pela KAISER+KRAFT, foram identificados os três tipos de acidentes mais comuns nas empresas industriais e de que formas os podemos evitar.

De acordo com o relatório anual da ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, o número de acidentes de trabalho, em Portugal, está a diminuir nos últimos anos. Em 2020, foram registados cerca de 63 000 acidentes, o que representa uma redução de 22% relativamente ao ano anterior. 

O significado destes números transmite a mensagem de que estamos a caminhar na direção certa. No entanto, também significa que uma “pequena distração” poderá tornar-se num grande desastre. 

Os tipos de acidentes mais comuns e contramedidas

Os acidentes acontecem por diversas razões! Na inexistência de condições necessárias ou na falta de atenção, ocorre a combinação ideal para os acidentes acontecerem. 

Tropeçar, Escorregar e Cair 

Os acidentes de trabalho mais frequentes são o tropeçar, escorregar e cair. Este tipo de acidentes representa um terço de todos os acidentes de trabalho e podem ter consequências muito graves, além de terem consequências financeiras negativas. 

Para evitar acidentes deste tipo, deve se utilizar apenas equipamentos de trabalho adequados à atividade específica. No caso dos pisos serem escorregadios, é aconselhado que se realize uma marcação de pavimento antiderrapante, uma medida de segurança que minimiza riscos e organiza o espaço por áreas de trabalho. 

Soldar, Cortar e Fundir

A segunda causa mais frequente de acidentes é a utilização incorreta de ferramentas e máquinas industriais. Nos processo industriais, como por exemplo, soldar, cortar ou fundir a matéria-prima é possível ocorrerem situações graves. 

Como forma de prevenção, os colaboradores devem estar devidamente equipados e ter o conhecimento necessário para manusear os equipamentos de forma segura. 

Conduzir, Apitar e Travar 

Os acidentes com veículos que circulam dentro do armazém logístico, como, por exemplo, os empilhadores ou porta-paletes, são a terceira causa mais comum de acidentes de trabalho. 

Os empilhadores, porta-paletes ou stackers poderão causar lesões graves, caso colidam contra equipamentos ou pessoas. Para evitar essas situações, é essencial delinear as zonas de passagem de pedestre e as zonas de passagem dos veículos. Para antecipar possíveis acidentes, também é aconselhado instalar barreiras de segurança, com o objetivo de criar zonas seguras, proteger os colaboradores, elementos estruturais e equipamentos.

R-PROTECTION trabalha neste sentido e oferece assistência técnica às empresas industriais, através da instalação de barreiras de segurança, marcação de pavimentos e sinalização/ iluminação de emergência. Podemos ser o ser parceiro seguro! 

Outros artigos

Insights para um projeto seguro!

O que será que estamos a planear?

2023 foi o palco iluminado pelas metas alcançadas onde cada ação nos levou a uma nova conquista. Agora, chegamos ao ponto de viragem, o ano de 2024. Bem-vindo à jornada da R-PROTECTION! A R-PROTECTION emerge como visionária e determinada a alcançar os objetivos a que se compromete este ano. Mas o que faz esta história ser tão entusiasmante? Descubra […]

Ler artigo from O que será que estamos a planear?

Vamos Desvendar a Segurança e Saúde no Trabalho

A R-PROTECTION,  já falou diversas vezes de Segurança e Saúde no trabalho. E Chegou a hora de aprofundar e desvendar a sua essência! Defendemos que a Segurança e Saúde no Trabalho não é apenas uma obrigação legal, mas sim um pilar estratégico para o sucesso empresarial. Mencionamos aqui 5 motivos: A segurança no trabalho está […]

Ler artigo from Vamos Desvendar a Segurança e Saúde no Trabalho

A grande revelação para 2024 é…

No mundo empresarial, cada ação leva a uma conquista.  Iniciámos o ano de 2023 com 15 clientes e em dezembro conquistámos o septuagésimo primeiro. Cada cliente torna-se um marco na nossa conquista de assegurar que todos os profissionais industriais têm acesso e conhecimento das soluções de segurança disponíveis no mercado. A R-PROTECTION expandiu os seus horizontes […]

Ler artigo from A grande revelação para 2024 é…

5 Sinais que o seu Local de Trabalho precisa de mais Segurança

Na R-PROTECTION, estamos atentos a esses sinais e prontos para fortalecer a segurança na sua empresa. […]

Ler artigo from 5 Sinais que o seu Local de Trabalho precisa de mais Segurança

R-PROTECTION: INDÚSTRIA 4.0

Compromisso com a segurança + Líder na Inovação = R-PROTECTION.  Mas há dúvidas? Com a evolução industrial e o compromisso com a segurança no local de trabalho, a R-PROTECTION destacou-se no mercado ao criar soluções avançadas para a indústria moderna, tornando-nos Líder na Inovação de Barreiras de Segurança. Inspirados pela visão da Indústria 4.0, criámos e aplicámos […]

Ler artigo from R-PROTECTION: INDÚSTRIA 4.0

como desenvolvemos
PROJETOS SEGUROS

1

Visitamos a
Empresa.

Quando se trata de garantir a segurança da sua empresa, o primeiro passo é visitar o local. Para ajudar a identificar as vulnerabilidades, a R-PROTECTION está apta para analisar minuciosamente todos os aspetos de segurança das suas instalações.

2

Projeto
Seguro.

A R-PROTECTION prioriza a segurança e proteção dentro das empresas como da sua se tratasse. Por isso, o segundo passo é a elaboração de um projeto seguro que se adequa às necessidades de cada empresa. Realizamos uma análise de riscos e identificamos os pontos que necessitam de proteção.

3

Produzimos e Instalamos.

Estamos comprometidos em proporcionar a melhor segurança possível para nossos clientes. Por isso, o terceiro passo na nossa abordagem é a produção e instalação das barreiras de segurança. Contamos com profissionais altamente qualificados que instalam as barreiras de forma rápida, segura e eficaz.

newsletters
INOVAMOS NA SEGURANÇA