Sabe qual foi o registo de mortes devido a acidentes de trabalho e doenças profissionais, reveladas no Congresso ICOH de 2022?
Registaram-se cerca de 2,9 milhões mortes devido a acidentes de trabalho e doenças profissionais. Este número alarmante destaca a urgência das empresas adotarem medidas eficazes para proteger os seus colaboradores.
Na R-PROTECTION, acreditamos que a segurança deve ser um valor intrínseco à cultura de qualquer empresa, no entanto não é uma afirmação homogénea a todos.
Segundo o Instituto Safe Work Australia, podemos categorizar três abordagens empresariais, em relação à Segurança e Saúde no Trabalho (SST):
- Empresas Inativas: Empresas que não reconhecem a importância da SST e limitam-se ao cumprimento mínimo das obrigações legais.
- Empresas Reativas: Empresas que apenas tomam medidas após a ocorrência de incidentes ou pressões externas.
- Empresas Proativas: Empresas que integram proativamente a SST na sua estratégia e cultura organizacional, antecipando riscos e promovendo o bem-estar dos colaboradores.
Qual destas atitudes reflete a sua empresa?
Podemos considerar que a atitude proativa é a ÚNICA que faz sentido. É uma abordagem preventiva e estruturada, adaptável às necessidades específicas de cada empresa.
É crucial implementar ações contínuas, como workshops e formações – que sensibilizam os colaboradores para os riscos e boas práticas de segurança. Além disso, é necessário investir em medidas concretas de proteção, como barreiras de segurança.
As barreiras de segurança são uma das soluções mais eficazes para prevenir acidentes e proteger os colaboradores e equipamentos. Estas estruturas complementam a formação, o que cria um ambiente onde os riscos são significativamente reduzidos. Além disso, as barreiras:
- Eliminam ou minimizam os riscos físicos, contribuindo para um local de trabalho mais seguro.
- Aumentam a confiança dos trabalhadores, que se sentem valorizados e protegidos.
- Demonstram o compromisso da empresa com a segurança, reforçando a sua credibilidade perante clientes e parceiros.
Reflita: que tipo de atitude tem a sua empresa em relação à SST? Se procura adotar uma abordagem verdadeiramente proativa, a R-PROTECTION é um parceiro seguro.
Siga-nos no nosso LinkedIn e mantenha-se atualizado.