Recentemente, ao final de uma reunião, um parceiro partilhou que a segurança é um investimento que se multiplica e se transforma em rendimento. Mas afinal, será mesmo verdade? Será a segurança um investimento necessário para uma empresa?
De acordo com E-coordina, estes são os quatro motivos para investir na Segurança e Saúde no Trabalho (SST):
- Redução de Custos
O investimento em SST diminui os gastos com licenças médicas e ações judiciais, o que permite à empresa apostar na prevenção de possíveis processos. Esta medida é considerada um investimento a longo prazo.
2. Reduzir acidentes de trabalho
A partir do investimento em barreiras de segurança, marcações de pavimentos, ferramentas e práticas mais seguras é de prever que exista uma diminuição dos acidentes de trabalho, o que incentiva os colaboradores a serem mais produtivos e saudáveis.
3. Produtividade
Na sequência do ponto anterior, é imprescindível oferecer um ambiente seguro e agradável aos colaboradores para que estes tenham condições funcionais de trabalho. A organização do layout do armazém proporciona melhores condições de trabalho e, consequentemente, cria um ambiente potenciador para a produção.
4. Empresa Saudável
Com o investimento em segurança, a empresa demonstra um sentimento de apreço e preocupação pelo bem-estar de todos os colaboradores, o que consequentemente aumenta a qualidade de vida e os torna mais seguros e cordiais.
Portanto, não deixando a pergunta sem resposta:
SIM, é necessário investir em segurança para a sua empresa prosperar. SIM, é necessário sensibilizar as empresas, através de barreiras e soluções de segurança, para a criação de projetos seguros!