Cada ambiente de trabalho está exposto a diversos tipos de riscos, e considera-se responsabilidade da empresa contribuir para os evitar. Ao implementar um ambiente de trabalho seguro, está a proteger a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores. No entanto, é necessário compreender que os riscos são conforme as funções laborais do colaborador.
Assim, a R-PROTECTION pretende clarificar os diferentes tipos de riscos que os colaboradores podem enfrentar e implementar uma abordagem eficaz para lidar com esses riscos.
Independentemente do setor de atividade, as empresas devem cuidadosamente sensibilizar os colaboradores para a segurança no trabalho. É essencial levar em consideração diversos fatores, como o cargo, o tipo de instalações, uma vez que os riscos associados dependem das tarefas que realizam.
Um exemplo, infelizmente usual: acidentes e doenças profissionais que ocorrem aos colaboradores do departamento logístico. Na Europa, três em cada cinco colaboradores sofrem da doença de Perturbações Músculo-Esqueléticas, o que causa lesões, problemas nas articulações e dores. As PME podem levar a dores crónicas e até mesmo a incapacidade. Além de prejudicarem a saúde dos colaboradores durante um período que pode exceder a duração do seu emprego, as PME representam uma ameaça para a própria empresa, uma vez que os trabalhadores podem ser obrigados a deixar de trabalhar devido à condição adquirida.
Então, como prevenir as Perturbações Músculo-Esqueléticas no armazém, garantindo a saúde e segurança dos seus colaboradores?
A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho identificou vários fatores de risco para as PME, que podem ser físicos ou biomecânicos, bem como organizacionais e psicossociais. Estes incluem:
- Manuseamento de cargas pesadas;
- Movimentos repetitivos;
- Postura estática e desconfortável;
- Desconforto, como frio, calor, má iluminação ou vibrações;
- Horas de trabalho intensivas e prolongadas;
- Falta de pausas;
- Falta de autonomia no trabalho;
- Assédio moral.
O departamento logístico está exposto ao risco de acidentes devido à utilização de equipamentos de elevação ou ao manuseamento de produtos perigosos. Para proteger os colaboradores, é essencial fornecer equipamentos de proteção adequados.
Nos armazéns, é possível instalar armários de segurança para armazenar produtos nocivos, o que garante que nenhuma substância perigosa, inflamável ou corrosiva representa um perigo para a saúde e segurança dos colaboradores.
Além disso, é fundamental oferecer formações regulares sobre segurança no trabalho e ensinar práticas seguras de manuseamento de cargas, ao utilizar equipamentos de segurança e barreiras de proteção.