Mas afinal o que significa “Acessórios Refletivos”?
Segundo a Bruna Cruz, Gestora de Ambiente e Segurança, na empresa DDN – Gestão de Projetos, SA, entende-se por peças de roupa que seja altamente refletoras ou que tenham uma cor facilmente distinguível dos diferentes fundos. Uma medida de segurança, aparentemente, pequena e fácil mas que, no entanto, nem todas as organizações asseguram estes EPIs.
Como podemos presumir, o principal objetivo deste EPI é facilitar a identificação do colaborador. Mas pedimos à Bruna um exemplo prático da sua utilização como uma mais-valia:
“Quando estabelecemos as Equipas de Emergência Interna numa organização, formamos a Equipa de Evacuação, a de Combate, a de Incêndios e a de Primeiros Socorros e garantimos que cada equipa está associada a uma cor. O Porquê? É simples: atribuir uma cor a cada Equipa apela a um menor esforço de memória, ou seja, não está implícito decorar a função de cada elemento para identificar cada uma das Equipas.”
Mas questionámos a Bruna quando era necessário utilizar e, mais exemplos práticos, que nos auxiliassem a compreender a situação.
“É obrigatório quando não se verificam as condições de visibilidade – seja de dia ou de noite. A Norma EN ISO20471 específica as características necessárias para sinalizar visualmente a presença de um colaborador em diferentes situações.
Situação 1: O colaborador localiza-se num corredor logístico, onde o trânsito é lento e de baixo risco. Deverá optar pela utilização de um colete refletor, com o objetivo de tornar o colaborador visível e distinguível para quem conduz comboios logísticos e/ou empilhadores.
Situação 2: O colaborador localiza-se na via pública a realizar limpezas. Nesta situação, estes acessórios refletores devem ser de alta visibilidade, sendo utilizados a pensar nas condições climáticas potencialmente adversas e há exposição ao tráfego de veículos ou máquinas de uma forma mais agravada. A utilização de um acessório refletor nível 2 é recomendada.
Situação 3: Estamos perante uma zona de trânsito intenso e de alto risco. Uma vez que estamos perante situações de alto risco para os colaboradores, devem ser utilizados acessórios refletores de nível 3 (nível de maior visibilidade). Com alto tráfego, podemo-nos referir a colaboradores que desempenham a manutenção das auto-estradas, emergências médicas, polícia, entre outros.
No caso de dúvida, é aconselhável utilizar o nível de visibilidade mais alto, como forma de prevenção da segurança.”
A R-PROTECTION assegura a segurança dos seus colaboradores com EPIs com a marcação CE. Marcas como SHOWA Group; Würth Portugal e Delta Plus são utilizadas diariamente pelos nossos colaboradores, uma vez que são reconhecidas no mercado por satisfazer a conformidade das normas europeias. Realçamos que o facto das empresas oferecerem vestuário com merchandising da própria empresa é um fator motivador, que auxilia o espírito de equipa e de pertença.
Mesmo sendo um acessório essencial para a prevenção de acidentes, muitas empresas ainda negligenciam o uso deste tipo de acessórios, uma das razões pela qual continuamos a assistir a acidentes de trabalho que poderiam ser prevenidos.
É imperativo difundir a informação e torná-la transparente para todos. Agradecemos à Bruna Cruz por promover o sentimento de segurança e juntos continuarmos a criar zonas seguras.