QUAL A DIFERENÇA ENTRE INCIDENTE, QUASE ACIDENTE E ACIDENTE?

“Qual é a diferença entre Incidente, Quase Acidente e Acidente?” uma pergunta simples, mas por vezes confusa. 

Embora sejam eventos facilmente confundíveis, a diferença para a sua distinção baseia-se no grau de dano ou impacto causado.

Para não existirem mais dúvidas e elucidar todos os colaboradores dos vários departamentos dentro das empresas, vamos às definições de cada um: 

  • Incidente: situação que poderia causar risco à saúde e integridade física, mas devido às circunstâncias do momento não gerou nenhum acidente. 

Por exemplo, o stock mal arrumado num corredor de um centro logístico. Imagine, uma palete em cima de uma estante numa posição incorreta e desarrumada. O empilhador ao realizar uma manobra de forma não intencional embate contra a estante e a palete abana, mas, felizmente, não existiram danos estruturais, nem risco à saúde dos colaboradores.

  • Quase acidente: é um evento que poderia causar danos, mas foi evitado devido a medidas de segurança preventivas. 

Por exemplo: um colaborador está a atravessar o corredor da fábrica pela passadeira e o comboio logístico, a partir da passadeira como marcação de pavimento abranda, o que permite que o colaborador passe em segurança. 

  • Acidente: é um evento que resulta em danos reais e é geralmente causado por falhas humanas, problemas técnicos ou outros fatores. 

Por exemplo, queda de um empilhador na inexistência de barreiras de segurança para delinear os cais de carga e descarga das empresas industriais. O momento poderia ser evitado se existissem barreiras de segurança a proteger o local.

Assim, é necessário existir a consciencialização para a utilização de medidas de segurança que garantam a segurança dos colaboradores.

Outros artigos

Insights para um projeto seguro!

Participação na EMPACK 2024

EMPACK 2024 – PARTICIPAÇÃO R-PROTECTION A R-PROTECTION VAI PARTICIPAR NA EMPACK 2024. STAND: B13 | EXPONOR (PORTO) A EMPACK 2024 é um evento que proporcionará a todos os profissionais de logística uma oportunidade de conhecer as tendências do mercado atual. Este evento vai reunir na cidade portuguesa as principais empresas europeias de embalagem, armazenamento, transporte […]

Ler artigo from Participação na EMPACK 2024

Desmistificamos um mito: Barreiras de Segurança fixas.

No mundo da indústria, existe um mito persistente: as barreiras de segurança são fixas. Esta é uma ideia comum, mas vamos desmistificá-la! A R-PROTECTION prioriza a segurança e a proteção dentro das empresas, e tem como principal foco contribuir para o seu melhor funcionamento.  Por este motivo, apercebemo-nos das limitações tradicionais da segurança e identificámos uma necessidade crucial entre os nossos clientes. Alguma […]

Ler artigo from Desmistificamos um mito: Barreiras de Segurança fixas.

Avaliação de Risco

A Segurança e a Saúde dos colaboradores são prioridade na Europa! A Diretiva-Quadro da União Europeia destaca a importância crucial da avaliação de riscos, o que coloca uma responsabilidade acrescida sobre os colaboradores para garantir um ambiente de trabalho seguro. A avaliação de riscos é um processo sistemático que identifica potenciais perigos e avalia a […]

Ler artigo from Avaliação de Risco

O que será que estamos a planear?

2023 foi o palco iluminado pelas metas alcançadas onde cada ação nos levou a uma nova conquista. Agora, chegamos ao ponto de viragem, o ano de 2024. Bem-vindo à jornada da R-PROTECTION! A R-PROTECTION emerge como visionária e determinada a alcançar os objetivos a que se compromete este ano. Mas o que faz esta história ser tão entusiasmante? Descubra […]

Ler artigo from O que será que estamos a planear?

Vamos Desvendar a Segurança e Saúde no Trabalho

A R-PROTECTION,  já falou diversas vezes de Segurança e Saúde no trabalho. E Chegou a hora de aprofundar e desvendar a sua essência! Defendemos que a Segurança e Saúde no Trabalho não é apenas uma obrigação legal, mas sim um pilar estratégico para o sucesso empresarial. Mencionamos aqui 5 motivos: A segurança no trabalho está […]

Ler artigo from Vamos Desvendar a Segurança e Saúde no Trabalho

como desenvolvemos
PROJETOS SEGUROS

1

Visitamos a
Empresa.

Quando se trata de garantir a segurança da sua empresa, o primeiro passo é visitar o local. Para ajudar a identificar as vulnerabilidades, a R-PROTECTION está apta para analisar minuciosamente todos os aspetos de segurança das suas instalações.

2

Projeto
Seguro.

A R-PROTECTION prioriza a segurança e proteção dentro das empresas como da sua se tratasse. Por isso, o segundo passo é a elaboração de um projeto seguro que se adequa às necessidades de cada empresa. Realizamos uma análise de riscos e identificamos os pontos que necessitam de proteção.

3

Produzimos e Instalamos.

Estamos comprometidos em proporcionar a melhor segurança possível para nossos clientes. Por isso, o terceiro passo na nossa abordagem é a produção e instalação das barreiras de segurança. Contamos com profissionais altamente qualificados que instalam as barreiras de forma rápida, segura e eficaz.

newsletters
INOVAMOS NA SEGURANÇA