“Qual é a diferença entre Incidente, Quase Acidente e Acidente?” uma pergunta simples, mas por vezes confusa.
Embora sejam eventos facilmente confundíveis, a diferença para a sua distinção baseia-se no grau de dano ou impacto causado.
Para não existirem mais dúvidas e elucidar todos os colaboradores dos vários departamentos dentro das empresas, vamos às definições de cada um:
- Incidente: situação que poderia causar risco à saúde e integridade física, mas devido às circunstâncias do momento não gerou nenhum acidente.
Por exemplo, o stock mal arrumado num corredor de um centro logístico. Imagine, uma palete em cima de uma estante numa posição incorreta e desarrumada. O empilhador ao realizar uma manobra de forma não intencional embate contra a estante e a palete abana, mas, felizmente, não existiram danos estruturais, nem risco à saúde dos colaboradores.
- Quase acidente: evento que poderia causar danos, mas foi evitado devido a medidas de segurança preventivas.
Por exemplo: um colaborador está a atravessar o corredor da fábrica pela passadeira e o comboio logístico, a partir da passadeira como marcação de pavimento abranda, o que permite que o colaborador passe em segurança.
- Acidente: um evento que resulta em danos reais e é geralmente causado por falhas humanas, problemas técnicos ou outros fatores.
Por exemplo, queda de um empilhador na inexistência de barreiras de segurança para delinear os cais de carga e descarga das empresas industriais. O momento poderia ser evitado se existissem barreiras de segurança a proteger o local.
Assim, é necessário existir a consciencialização para a utilização de medidas de segurança que garantam a segurança dos colaboradores.